Stracta

Stracta
É possível construir e evoluir

terça-feira, 27 de julho de 2010

Recebemos do Sol por hora mais do que gastamos por ano!


A cada hora, a Terra recebe mais energia da luz do Sol do que o planeta inteiro consome em um ano. Ainda assim, a energia solar fornece menos de 0,1% da eletricidade consumida no mundo.
Embora as tão esperadas células solares estejam em grandes incrementos, estas inovações em bloco comprovam que o campo está em verdadeira efervescência.
O que é importante saber, o maior empecilho alegado contra o uso intensivo da energia solar é o custo. Mas a comparação de custos aqui é a mais estreita possível, unicamente em termos de unidades monetárias por quilowatt gerado, sem qualquer consideração com o balanço ambiental.
Enquanto isto, os ambientalistas parecem ter se atentado e desejam grandes mudanças na matriz energética mundial. Talvez esteja na hora de dar uma embates a importância menos dogmáticos, e que proponha resultados, e assumir que queremos uma nova matriz energética para o próximo milênio não apenas porque nossos “sagrados Relatórios PROVAM” isto ou aquilo com probabilidade, com tal ou qual de acerto, mas porque temos o direito de achar que o que vimos fazendo com o planeta até agora não é adequado e queremos mudar. E estamos dispostos a pagar o preço por isto – ou não estamos?

Um comentário: